Linguine com Cogumelos Porcini e Óleo de Trufa branca... e toda a sua riqueza


{scroll down for english version}

A fome é voraz com duas crianças a crescer dentro de nós. Mas há que tentar ao máximo garantir que aquilo que comemos é adequado a nós e também aos pequenos seres que necessitam de muitos nutrientes para se desenvolverem. 
E se a alimentação rica e cuidada já representa uma preocupação constante para mim, nesta fase milagrosa da minha vida então isso é algo que simplesmente não pode nem deve ser esquecido.





Quando penso num prato penso, inevitavelmente, em tudo aquilo que ele me... nos... pode proporcionar. A riqueza de uns espargos verdes repletos de ácido fólico e vitaminas A e C aliados a uns fabulosos cogumelos que aportam vitaminas do complexo B, permitem uma refeição saudável e muito completa.





E devo dizer que massas, em particular um linguine al dente, perfazem os meus desejos de grávida - e não só - e me deixam sorridente o resto do dia. E se, para culminar os sabores, acrescentar aquele toque de óleo de Trufa Branca simplesmente delicioso... bem, pouco me pode deixar mais feliz...




E uma mãe feliz e saciada... significa bebés felizes e satisfeitos. 

Ingredientes


  • Linguine q.b.
  • 1 chávena de cogumelos porcini desidratados
  • 1 molho de espargos verdes
  • Sal
  • Pimenta
  • Creme culinário q.b.
  • 2 c. sobremesa de óleo de trufa branca
 

Preparação

1. Lavar e arranjar os espargos, pelando-os, e cozer em água fervente durante 3 minutos. Retirar para uma taça de água gelada.

2. Na mesma panela, cozer a massa al dente.

3. Colocar numa taça os cogumelos com água quente para os hidratar, deixar por 5 minutos. Numa frigideira anti aderente colocar uma noz de creme culinário e deixar derreter. Juntar os cogumelos e deixar fritar até dourarem.

4. Juntar os espargos partidos em pedaços e temperar de sal e pimenta.

5. Juntar na frigideira o linguine com um pouco da água da cozedura. Desligar o lume.

6. Temperar com o óleo de trufa, envolver bem e servir.


 Bom apetite, Su




Linguine with Porcini and Truffle Oil

The hunger is greedy when one have two children growing within us. But we must try our best to ensure that what we eat is suitable for us and also for the small beings that need many nutrients to develop.
And if the a rich nutrition is a constant concern for me, at this stage of the miracle happening in my life this is something that simply can not be forgotten.

When I think of a dish I think, inevitably, in all that it can provide me ... us . The wealth of green asparagus  full of folic acid and vitamins A and C combined with fabulous mushroom with lots of B vitamins, allow a healthy and very complete meal.

And I must say pasta, in particular a linguine al dente, add up to my pregnant desires - and not only - and leave me smiling the rest of the day. And if, to culminate the flavors, I add that touch of white truffle oil simply delicious ... well, I am trully a lot happier ...

And a happy and sated mother... means happy and satisfied babies.

Ingredients:


  • Linguine 
  • 1 cup of dried porcini mushrooms
  • 1 bunch green asparagus
  • salt
  • pepper
  • Soya butter
  • 2 tspoon of white truffle oil
 

Method

1.Wash and peel the asparagus, cook in boiling water for 3 minutes. Remove for a bowl of ice water.

2. In the same pan, cook the pasta al dente.

3. Place the mushrooms in a bowl with hot water to hydrate them, leave for 5 minutes. In a non stick  pan put a bit of soya butter and let it melt. Add the mushrooms and let fry until golden.

4. Add the asparagus broken into pieces and season with salt and pepper.

5. Add the linguine in pan with a little of the cooking water. Turn off the heat.

6. Season with truffle oil, mix well and serve.


16 comentários:

  1. Ate eu fiquei com agua na boca, que maravilha
    felicidades =D

    ResponderEliminar
  2. Azeite de trufa branca... deixaste-me de água na boca. E também estaria saciada com esse delicioso, saudável e nutritivo repasto. Ah... que gémeos felizes :)

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! O que eu adoro um pratinho de massa :)

    ResponderEliminar
  4. Uma massa simples, mas deliciosa!
    Tenho andado a procura de óleo de trufa, mas sem sucesso, onde posso encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa,

      Este Óleo de Trufa da Urbani foi o Nuno que trouxe da Suiça, mas podes encontrar na loja online:
      http://urbani.com/truffled-products/balsamic-vinegar-and-oils/white-truffle-oil/white-truffle-oil-1-8u-s-fl-oz-55ml.html

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Fiquei recentemente fã de espargos, óleo de trufa nunca provei. Estará na minha lista. :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta massa, os ingredientes são uma delícia! :)

    Assim como a maior parte das sugestões que aqui vejo!

    As fotografias estão lindas!*

    ResponderEliminar
  7. Olá Su!

    Que belo repasto! Eu adoro massas, especialmente fáceis de confeccionar e cheias de sabores. Fiquei com uma dúvida: desidratas os cogumelos inteiros, ou já cortados? Já agora, é possível dizeres onde compras o óleo de trufa branca?

    Vou experimentar em breve, não tenho dúvida!

    Beijinhos para os 5*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desidrato inteiros sim, gosto de apanhar bastante cogumelo, se é que me entendes. Seja como for, julgo que a cortar seria sempre depois de hidratar.
      Quando ao óleo, como já referi, podes comprar aqui: http://urbani.com/truffled-products/balsamic-vinegar-and-oils/white-truffle-oil/white-truffle-oil-1-8u-s-fl-oz-55ml.html

      Julgo que numa loja gourmet também deves encontrar.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Faz todo o sentido, claro! :)
      Obrigada pelas dicas!

      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Um prato delicioso de massa...já dava umas garfadas...
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Hmm que lindo, adorei a receita e esse óleo deve ser fantástico e também carote não? Tudo o que mete trufa no nome pra mim já cheira a euros :D beijos e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  10. Um prato para ser feliz ao comê-lo! Que lindo :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. que maravilha... vou procurar esse oleo de trufa que me parece absolutamente delicioso.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

09 10